Kombi - Qual modelo comprar?

No Brasil, ao longo de 56 anos, diversos modelos de Kombis foram fabricados: standard, furgão, picape, cabine dupla e com diversas motorizações:

1)  motor refrigerado a ar de:
  • 1.100 cc (1950-1956); 
  • 1.200 cc (1957-1966);
  • 1.500 cc (1967-1975) e
  • 1.600 cc (1976-2005); 
2) motor diesel (apenas na versão furgão - 1981-1985) e
3) motor refrigerado a água 1.400 cc (2006-2013).

Quem pretende se transformar em kombeiro, inexoravelmente terá que decidir 4 questões fundamentais:

Furgão ou Standard? Diesel ou Gasolina?
Motor a ar ou água? Teto alto ou baixo?
  1. Qual o modelo de Kombi: Furgão, Standard?
  2. Qual o tipo de combustível: diesel, gasolina?
  3. Qual a motorização: refrigerado a ar ou a água?
  4. Kombi teto baixo ou teto alto?

As decisões sobre esses itens são interdependentes. Assim, por exemplo

  • a opção por motor diesel implica em escolher o modelo furgão ou picape cabine simples ou dupla;
  • a opção por teto baixo implica em escolher o motor refrigerado a ar
  • a opção por motor refrigerado a água implica em escolher o modelo teto alto

Na internet encontramos uma série de "análises racionais" explicando a razão por que se deve optar por um modelo e não outro.

Resolvemos não adotar a conclusão de nenhuma dessas análises. Faríamos a nossa própria "análise racional" listando os prós e os contras de cada modelo.

Iniciamos conversando com um mecânico para saber sua opinião sobre: "motor a ar" e "motor a água". Ele foi taxativo: esqueça motor a ar; é antigo; vaza óleo; não tem potência, etc., etc. etc.. 

Procuramos uma segunda opinião e apresentamos a seguinte questão: ainda existe peças para recondicionamento dos motores a ar? Resposta: sem problema, consegue-se deixar um motor em estado de zero. E ainda apresentou um raciocínio que me convenceu: o motor a ar equipou a Kombi por 55 anos - de 1950 quando foi lançada na Alemanha até 2005, quando, no Brasil, foi substituído pelo refrigerado a água. Pode ser considerado um motor tecnologicamente ultrapassado mas, nunca um motor problemático, caso contrário não teria sido fabricado por tanto tempo e equipado milhões de veículos.

Aliando essa informação inquestionável com a minha experiência pessoal com esse motor - pois equipava o Gurgel Tocantins e, durante os 9 anos que possui este carro, nunca me deu problema nem vazou óleo, tomei a decisão de não mais dedicar tempo à "análise racional" e resolvi decidir "emocionalmente" a escolha da Kombi.

Furgão ou Standard? 

Kombi Furgão
- Decisão: Standard. 
- Razão da escolha: como a Furgão não tem janelas no salão (justamente a parte em que é transformada em casa) me passa um sentimento de confinamento. É como morar num apartamento sem varanda!


Kombi Standard


Já a Standard possui 10 janelas. Você está dentro da Kombi mas tem uma visão panorâmica do mundo ao seu redor.




Motor "a ar" ou motor "a água"?



Gosto do barulho do motor a ar; minha experiência com esse motor foi positiva; não estou atrás de desempenho e velocidade. A opção não poderia deixar de ser: motor a ar.

Como consequência, a escolha deveria recair numa Kombi fabricada até 2005 e deveria tomar outra decisão:


Teto Baixo ou Teto Alto?

Um rapaz conhece duas irmãs, quase gêmeas de tão parecidas física e espiritualmente. O que leva ele a se apaixonar por uma e não por outra?
Não adianta procurar explicação lógica para esse fato.

Fazendo a analogia das irmãs com a Kombi Teto Baixo e a Kombi Teto Alto, não simpatizo com a Teto Alto e só tenho olhos para as de Teto Baixo!

Tudo nelas é simpático e charmoso: as janelinhas individuais; as portas que abrem para fora e as janelas nas colunas traseiras.

Com esta decisão, a escolha da Kombi ficou limitada às fabricadas até o ano de 1996 ou início de 1997.

Começamos então a procurar uma Kombi Standard, fabricada até 1996, motor refrigerado a ar.

Isso relataremos em outra postagem.

Para mais informações sobre as Kombis e sua fabricação no Brasil, visite: 

Alguns canais do Youtube que apresentam análises sobre a escolha do modelo de Kombi:
1) De Kombi por aí
2) Expedição Viver
3) Virando Mundo
4) VanLifeBR

2 comentários:

  1. Belíssimo texto; conteúdo construtivo,completo e de fácil compreensão...satisfaz aos pesquisadores hávidos por detalhes sobre a KOMBI.
    Entretanto me pergunto até quando o responsáveis pelo blog continuará editando textos...porque não faz o uso de vídeos.
    Um texto bem escrito como os seus; requer tempo,correções,revisões, formatação, etc....enquanto que o vídeo também exige cuidados eu sei, porém com menos gasto de energia e tempo.
    Parabéns e aguardamos o próximo...
    Digo "o responsável pelo blog"...observe que um erro escrito é rapidamente observado...se fosse um vídeo nem tanto...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Fernando, vc esta realizando um sonho. Desejo sucesso e muitas viagens. Importante é viver, importante é ser feliz.

    ResponderExcluir